Saúde Bucal: A alimentação influência na instalação da cárie
A cárie é uma doença bucal que pode provocar diversos incômodos. Porém, o próprio paciente pode estar contribuindo para o quadro se agravar. A cirurgiã dentista, Luciana Donadel, especialista em Saúde Pública, pela UFSC, estará a disposição, compartilhando informações, cuidados e curiosidades sobre a odontologia! A cada semana teremos novidades, Donadel agradece pela oportunidade, de promover saúde, e tratar pessoas, não somente dentes!
HOJE FALAREMOS SOBRE OS ALIMENTOS CARIOGÊNICOS.
Os carboidratos fermentáveis, por exemplo os os açúcares, são considerados alimentos cariogênicos, ou seja, alimentos com alto potencial para desenvolvimento da cárie.
Esses alimentos associados à higiene bucal inadequada, ficam aderidos na superfície dos dentes, e formam uma película, chamada biofilme ou placa bacteriana.
A lesão de cárie, começa a partir da perda de minerais presentes na estrutura dentária, por meio de produção de ácidos, pelas bactérias resultantes da metabolização do açúcar (por ex.: bolachas, pães, balas, chocolates, refrigerante…). Quanto mais pegajoso e aderente for o alimento açucarado, maior o potencial cariogênico ele terá.
Leia mais em:https://saojoaquimonline.com.br/destaque/2019/09/26/saude-bucal-a-alimentacao-influencia-na-instalacao-da-carie/